Relógio

terça-feira, 19 de abril de 2011

Perguntas Frequentes Sobre Jabuti.

1ª Quando eu for dormir , aonde deixo o meu Jabuti?
Se na sua casa , tiver um jardim cercado, aonde os ratos ou outros animais não possam entrar, que seja quente o bastante , e que não chova. Você pode deixá-lo lá, caso contrário , contra uma caixa de madeira com bastante espaço. Nessa caixa tem que ter , uma toca , planta , água , comida e uma luz especial para repteis que os mantém aquecido.

2ª Tem problema se meu Jabuti for criado em piso de cerâmica?
As patas do Jabuti, são feitas para andarem em piso de terra ou locais do tipo, se possível , crie seu Jabuti em um piso que tenha muita terra ou em piso cimentado.

3ª Que tipo de alimento devo dar ao meu Jabuti?
Como já citei no post Dicas Para seu Jabuti , dê uma alimentação variada , que tenha carne moída crua, frutas, vegetais .

4ª Meu Jabuti só fica escondido, o que faço?
 É da natureza do Jabuti ficar escondido. Jabutis no inverno, por causa do frio, tendem a comer menos e a conservar energia, por isso eles podem gostar de ficar escondidos um bom tempo. Este comportamento também costuma se repetir em jabutis mais velhos, independente do frio, calor ou da época do ano.

5ª Meu Jabuti não come, ele está doente?
Sim, ele pode estar doente, mais geralmente isso acontece por causa da temperatura. Se ele insistir em não se alimentar, tente então criar um habito alimentar. Para isso, ofereça comida na hora mais quente do dia e, quando chegar esta hora, pegue o jabuti e coloque-o de cara com a comida. Faça isso todos os dias até ele se acostumar com essa rotina.





Lembre-se, jamais maltrate de um animal, ao contrário, de Amor e Carinho que você receberá o mesmo em troca.

88 comentários:

  1. Me chamo Fabrine, eu tô muito preocupada minha jabuti só quer ficar dentro d'agua, eu boto uma vasilha rasa de agua mais toda vez que olho ela ta dentro, eu tiro e ela entra de novo. eu não sei que tipo ela é ela é igual essa foto de cima o casco com pintas amareladas e na pele pintas lanranja ... eu crio ela dentro de casa, pq fico com medo de algum bicho machucar ela... ela fica dentro de uma caixa redonda, um pouco grande, tem uma vasilha com agua e outra com comida!! ela não come frutas eu boto mais ela não come, só come alface e tomate. Ta certo o jeito que to cuidando dela? Muito obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor opção a fazer é arrumar um lugar que ela tenha um contato com a natureza um temerário seria uma boa ideia ,fazendo isso ela se adaptarà muito bem !

      Excluir
    2. A melhor opção a fazer é arrumar um lugar que ela tenha um contato com a natureza um temerário seria uma boa ideia ,fazendo isso ela se adaptarà muito bem !

      Excluir
    3. Oi jabutis não ficam dentro d'agua , acho q você tem uma tartaruga elas adoram agua mesmo .. Talvez seja o costume , tire ela de lá de comida e deixe ela voltar quando quiser

      Excluir
    4. O meu jabuti faz a mesma coisa... Gosta de ficar dentro d agua....

      Excluir
    5. Tenho dois filhotes de jabuti, meu problema e que eles dormem muito tem dia que nem comem e bebem água oque eu faço ?

      Excluir
  2. Respostas
    1. talvez não seja um jabuti que vc esta criando. jabuti não gosta de ficar dentro d'água. creio que seja uma tartaruga e nao um jabuti. tem muita diferença entre os dois animais , pesquise no google imagens que vc vera a grande diferença.

      Excluir
    2. Mas eu to com essa mesma dúvida, eu tenho um Jabuti TAMBÉM e ela so vive dentro da água dela. Mujtas vezes até dorme dentro da água. Eu tiro e ela volta.

      Excluir
    3. Você deve está criando um cágado. Eles amam ficar na água e só comem dentro d'água, ja que não tem salivas.

      Excluir
  3. O certo seria você criar seu jabuti em um local aberto, pois em uma caixa, além de ser pequeno ela não poderá caminhar, tente deixá-la solta dentro de sua casa, e sobre ela ficar dentro d'agua, eu não sei te informar, procure um fórum aonde as pessoas são mais experientes.

    ResponderExcluir
  4. Oi gostaria de saber qual a idade destes filhotes da foto?Pois tenho um do mesmo tamanho,outra coisa que gostaria de saber é se devo continuar dando as 5 bolinhas de ração diaria pra ela.

    ResponderExcluir
  5. Olá
    eu tenho um jabuti piranga chamado Pompeu ele tem 2 aninhos e optei em cria-lo em minha horta no fundo do quintal pois lá ele se sentiria mais a vontade
    já que lá ele come rúcula, tomate, couve, espinafre entre outros, na hora que ele quiser.
    Bom até ai tudo bem o problema é que na minha horta começou a dar caramujos africanos e eu percebi que ele desenvolveu um gosto peculiar por eles e por isso gostaria de saber se comer estes moluscos pode ou não fazer mal a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os jabutis são onivoros e costumas se alimentar até mesmo de minhocas e outros insetos como grilos e gafanhotos. Mas nesse caso se realmente for o caramujo africano(achatina fulica) não seria apropriado permitir que seu animal consuma esse molusco,pois ele é potencialmente perigoso pois é transmissor de doenças, como o verme angiostrongylus cantonensis
      causador da meningite.

      Excluir
    2. Os jabutis são onivoros e costumas se alimentar até mesmo de minhocas e outros insetos como grilos e gafanhotos. Mas nesse caso se realmente for o caramujo africano(achatina fulica) não seria apropriado permitir que seu animal consuma esse molusco,pois ele é potencialmente perigoso pois é transmissor de doenças, como o verme angiostrongylus cantonensis
      causador da meningite.

      Excluir
    3. Os jabutis são onivoros e costumas se alimentar até mesmo de minhocas e outros insetos como grilos e gafanhotos. Mas nesse caso se realmente for o caramujo africano(achatina fulica) não seria apropriado permitir que seu animal consuma esse molusco,pois ele é potencialmente perigoso pois é transmissor de doenças, como o verme angiostrongylus cantonensis
      causador da meningite.

      Excluir
  6. minha jabuti tem 25 anos e adora carne, fica no nosso pe quando estamos comendo como se fosse um cachorro, nao quer a raçao nem pintada de ouro, como faço pra ela se interessar pela raçao?

    ResponderExcluir
  7. Olá tenho um jabuti de aproximadamente uns 30 anos, de uns dois dias pra cá ele não tem abrido o olho e quando tenta andar não consegui manter-se em pé, além de não estar se alimentando. O que pode estar acontecendo ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure deixá-lo pegar sol e ofereça uma boa alimentação com frutas (maçã, acerola, manga, banana, ..), verduras verde- escuras (couve, espinafre, rucula, couve-flor,...) e de carne moida crua ou ração de jabutis pelo menos umas 3 vezes na semana. Ele pode estar fraco ou doente.

      Excluir
    2. Com certeza ele está com carência de cálcio em seu organismo o mais ideal e procurar assistência veterinária.

      Excluir
  8. Oi tenho uma tartaruga dessa da foto mas ela está colocandoo saliva ou vômito pra fora ela estava muito frágil não sei o que fazer pode me dizer como cuido dela?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda. Talvez você esteja alimentando erroneamente seu animal. Evite dar alface e mamão para ele. Procure varias nas frutas (acerola, maçã, manga, banana..), as verduras prefira as de cor verde escura (couve, rúcula, espinafre...) e legumes picotadinhos. Ofereça carne moída crua umas 3 vezes na semana ou ração para jabutis ou de cachorro.

      Excluir
  9. Oi tenho uma tartaruga dessa da foto mas ela está colocandoo saliva ou vômito pra fora ela estava muito frágil não sei o que fazer pode me dizer como cuido dela?????

    ResponderExcluir
  10. Oi o que fazer quando o jabuti está com diarreira? obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Oi o que fazer quando o jabuti está com diarreira? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex, procure nao dar tanto alimentos que solte o intestino como mamão e colve por exemplo. Essa pode ser uma das causas,se o problema persistir procure assistência veterinária pois ele pode sofrer super-desidratação .

      Excluir
  12. o jabuti e adulto a parti de quantos meses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, ao seis anos de idade os jabutis alcançam a maturidade sexual,o que os caracterizam como adultos.

      Excluir
  13. Gente , por favor preciso de uma ajuda. Não acho lampada de uva em casa de animais . e vi aqui que pode por lampada incandescente, porém não vende mas. A luz de led e capaz de esquetar ela? Ela é filhote e estou quase entrando em panico. Me ajudem.

    ResponderExcluir
  14. Gente , por favor preciso de uma ajuda. Não acho lampada de uva em casa de animais . e vi aqui que pode por lampada incandescente, porém não vende mas. A luz de led e capaz de esquetar ela? Ela é filhote e estou quase entrando em panico. Me ajudem.

    ResponderExcluir
  15. Gente , por favor preciso de uma ajuda. Não acho lampada de uva em casa de animais . e vi aqui que pode por lampada incandescente, porém não vende mas. A luz de led e capaz de esquetar ela? Ela é filhote e estou quase entrando em panico. Me ajudem.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, meu jabuti filhote está com uma mancha escura no casco, o que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma série de fatores podem estar causando esse problema,como muita exposição solar,escolha e/ou manuseio errado das lâmpadas de luzes artificiais ou pode ser até mesmo uma doença. O ideal e procurar assistência veterinária.

      Excluir
  17. Boa noite, meu jabuti filhote está com uma mancha escura no casco, o que poderia ser?

    ResponderExcluir
  18. Boa Tarde, tenho um jabuti filhote com menos de um mês. Dou uma alimentação a ela bastante variada com frutas ,verduras e ração para tartarugas de aquário baby, porem desde do dia que ela chegou aqui em casa eu observo que ela come apenas uma vez ao dia e em pouquíssima quantidade, e também coloquei um pote que ela alcance para ela beber agua, mas ate hoje nao a vi bebendo, queria saber se estou fazendo algo errado, se é normal ou se ela pode estar doente por estar comendo pouco? o ambiente que ela esta vivendo acredito esta de acordo pois tem bastante espaço para ela andar e tem contato direto com o sol e também um toca para se esconder, e ela tambem fica o dia todo na toca, tendo que pegar ela e colocar diante a comida para ela comer. Gostaria de saber se é um comportamento normal. desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  19. Olá, me ajudem, ultimamente minha jabuti esta estranha, ela ficou azul da noite pro dia, ela tem 129 anos e as asas dela estão frágeis, ontem ela sumiu, fiquei muito preocupado ai eu olhei pro céu e ela tava voando bem, mas hoje não, semana passada ela comeu o cachorro do vizinho isso tem problema? Ela não ta comendo muito e não para de miar, tentei da pizza, macarrão,arroz e até mesmo feijoada, mas ela não come não sei mais o que fazer, me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  20. meu jabuti e bem bebzinho e eu nuca vi ele saindo da casinha dele pra procurar comida ou beber água ele so come ou bebe quando eu ponho isso e normal

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Pq meu jabuti nao se esconde no seu casco ? Ele dorme todo de fora sem se esconder..

    ResponderExcluir
  23. Pq meu jabuti nao se esconde no seu casco ? Ele dorme todo de fora sem se esconder..

    ResponderExcluir
  24. ola meujabuti e filhote entrou no seu casco faz dois dias e nao se mexe sera que morreu ?

    me ajudem com uma resposta por favor

    ResponderExcluir
  25. gente to desesperado me ajudem minha jabuti não quer abrir os olhos

    ResponderExcluir
  26. gente to desesperado me ajudem minha jabuti não quer abrir os olhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Molhe um pouco com agua, pode estar meio ressecado, por isso nao consegue abrir os olhos

      Excluir
  27. qual milho eu dou para meu jabuti ele e filhote milho de pipoca ou de galinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raçao e frutas, o milho é duro e ele pode se engasgar

      Excluir
  28. Bom dia gostaria de saber meu.jabuti não sair de jeito nenhum do casco e normal ou tá doente

    ResponderExcluir
  29. Bom dia gostaria de saber meu.jabuti não sair de jeito nenhum do casco e normal ou tá doente

    ResponderExcluir
  30. Bom dia gostaria de saber meu.jabuti não sair de jeito nenhum do casco e normal ou tá doente

    ResponderExcluir
  31. Boa noite meu jabuti só come ração para ele.tem algum problema nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A raçao nao tem todos os nutrientes que ele precisa, de mais frutas e carne moida crua uma ou duas vezes por semana que com certeza ele irá comer

      Excluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Olá boa tarde. Ganhei uma jabuti q vivia num cercadinho de cimento grosso com uma forma velha de bolo com água e algumas coisas jogadas no chão pra ela comer... hj ela vive andando pra ksa. Dorme em baixo das camas ou do armario da cozinha. Mas ando vendo q ela não tá comendo muito bem... ela prefere comer aquelas plantas que nascem a volta do muro... e tbm adoora tomar chuva. Vi q qdo ela toma chuva parece umas manchinhas pequenas no casco q parece q jogaram sabão em pó em cima dela. O q pode ser isso??? E pq ela não quer comer verduras legumes e frutas q eu ofereço???

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde. eu e meu marido ganhamos uma jabuti piranga bem pequena ainda. Fizemos um terrário de madeira e terra firme para ela com pote de água, comida e um especo com água rasteira que ela se refresca.
    Ela me parece estar ótima de saúde, come bem, estamos variando a dieta dela. Sábado vou experimentar dar ovo com casca para ela e disponibilizar um osso de siba.

    A minha dúvida é necessitamos vermifugar ela?
    É praxe vermifugar filhotes?
    Existe alguma tabela para eu saber a idade aproximada dela pelo tamanho do casco? E mto pequena ainda.

    ResponderExcluir
  35. Olha, eu nao vermifuguei a minha e ela esta muito bem de saúde, tem 6 anos, a idade nao vou saber te informar como saber, a melhor indicaçao é procurar um veterinario de repteis, com certeza ele irá te dizer que idade ela tem..

    ResponderExcluir
  36. Oii, preciso muito de ajuda .
    meu jabuti não bebe água e está fazendo xixi com sangue . O que faço ?

    ResponderExcluir
  37. Ola. Meu jabuti estava salivando muito saindo tipo uma aguinha pelo nariz e pela boca. Aquem ja passou por isso? Oque posso para ajudar ela?

    ResponderExcluir
  38. Minha jabuti tá muito estranha não tá se alimentando.nem bebendo água. Não está abrindo os olhos só dá sinal de vida quando deixo ela de molho na água. ..ela dica por morta .o que eu faço tô ficando preocupado.

    ResponderExcluir
  39. ola meu nome e isabelly, meu jabuti nao para de andar por toda a casa e por meu quintal o espaço da minha casa e grande mas ja estou ficamdo preocupada pq ele nao dorme mais so zanza pelo quintal todo. minha pergunta e ele esta doente ? oq eu faço?

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde, tenho uma jabuti e ela não esta se alimentando direito tenho que colocar comida na sua boca, ele esta com 12 anos. o que faço ela mora comigo tem o quintal todo para andar mas gosta de ficar em um canto parece que quer se esconder. Gostaria de ajuda ela nunca conheceu outro jabuti. Não sei mais o que fazer. Estou preocupada alguem pode me ajudar por favor. Obrigada

    ResponderExcluir
  41. Olá...
    Me disseram que para se saber a idade do Jabuti e/ou Tartarugas, deve-se contar os desenhos do casco, mas observei na foto aí acima que são filhotes e já possuem o mesmo tanto que meu Jabuti já grande.

    Também li que necessitam de Luz para se aquecerem e local onde não possa ir ratos... o meu, dorme sempre em algum cantinho que ele mesmo escolhe (geralmente na horta).

    O que um rato pode fazer caso apareça?
    o Fato de não aquecê-lo, qual o risco? Deixo ele livre, no quintal com acesso a horta, terra e até a um bacião de água onde fica a Tartaruga.

    ResponderExcluir
  42. Olá, meu jabuti não coloca mais a cabeça pra fora, não come e nem anda, o que posso fazer já que não consigo leva lo em um veterinário, pois moro no interior

    ResponderExcluir
  43. Tenho um jabuti filhote e ele não esta querendo comer hoje,oque devo fazer? Desde já Obrigada!

    ResponderExcluir
  44. Tenho um filhote de Jabuti, ele só fica dormindo o dia todo, só acorda de manhã cedo p comer e dorme o resto do dia, isso é normal?

    ResponderExcluir
  45. Tenho um jabuti bebê e ele so quer fica entocado dormindo nao esta esta comendo oque faco?

    ResponderExcluir
  46. Tenho uma tartaruga pequena ela só dorme e quando acorda bebe bastante água e volta a dormir se movimenta muito pouco. Isso é normal??

    ResponderExcluir
  47. Boa noite eu tenho um jabuti filhote,ela nasceu uma bolha gigante no rabo como se fosse a bexiga pra fora .tá mucho mais ela não faz xixi nem cocô é como se tivesse entupida e tá cheia de água. Tem solução isso ou ela pode morrer?

    ResponderExcluir
  48. Boa noite, tenho uma jabuti de 2 anos, e ela não quer comer nada que eu ofereço. Já coloquei tomate, ovo cozido, carne crua moída, cenoura ralada, batata, couve e alface. A única coisa que ela comeu foi o alface, só deu 2 mordidas e deixou pra lá, quando coloco ela no jardim, ela come algumas plantinhas. Sei que a alimentação dela não está adequada, mas não sei mais o que fazer pra ela se alimentar. alguém tem alguma dica de como posso estimular para ela comer? obrigada

    ResponderExcluir
  49. Por favor minha jabuti não come há vários dias só quer dormir é bem filhote o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  50. Tenho um bebê jabuti, está conosco a duas semanas, e como é muito pequena, coloco numa caixa quadrada média. Ela tentou sair subindo na borda, e quando vi estava de cabeça pra baixo. Desvirei imediatamente, mas tenho medo que aconteça novamente. Não posso deixá-la solta, pois é muito pequena. O que pode acontecer? Essa posição é perigosa? Ela consegue respirar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,.a da minha cunhada morreu assim,.acho que amassa os órgãos e fica sem ar

      Excluir
  51. Boa noite minha jabuti ela n sair do casco oq eu faço???

    ResponderExcluir
  52. Olá, o jabuti bebê pode comer frutas também. E se é normal ele passar praticamente todo o tempo dentro da toca? Exceto nas vezes que eu o tiro para alimenta-lo. Estou fazendo A coisa certa?

    ResponderExcluir
  53. Meu jabuti tem 6 meses, ele pega sol diariamente, tem o terrário e eu ponho água na tampa de leite ninho, hoje ele entrou e ficou se banhando enquanto tava no sol, depois disso o nariz dele tava fazendo umas bollhinhas... O que pode ser?

    ResponderExcluir
  54. Boa noite!por favor gostaria de saber porque minha jabuti está tomando muita água e não quer comer nem mesmo a razão da Alcon que gosta muito. Só está bebendo água bastante. Pode me ajudar a esclarecer porque aparentemente ela está bem. Agradeço antecipadamente pela atenção

    ResponderExcluir
  55. Meu jaboti tem 6 anos, mas só quer saber de ficar escondido, mesmo no tempo quente. Ele não recusa comida, come bem carne, verduras e frutas, porém se eu colocar pra ele comer, antigamente ele costumava ficar andando pela casa, agora só fica escondido.

    ResponderExcluir
  56. Moro em sitio e apareceu um jabuti estou oferecerecendo couve tomate banana água ele não quer beber nem comer fica tempo t odos se escondendo ele pode estar doente ou está estranhando o lugar por não ter vizinho por perto ele deveria ter caminhado no mato uns 30 dias p poder ter chegado no meu sitio oque faço estou preocupada

    ResponderExcluir
  57. Bom dia meu jabuti tem seis anos, comia tudo que via na frente agora te uns tempo pra cá não quer comer nada e quando come tenho que colocar na frente dele até a ração ele não tá comendo, o que pode ser.

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde tudo bem meu nome é Thalita eu comprei uma jabuti ontem e ela estava com o coco muito mole e hoje ela comeu banana e até agora não fez xixi nem coco é normal já dei agua já fiz tudo oque tinha que fazer .

    ResponderExcluir
  59. É normal o jabuti só ficar com a cabeça na parede? Em todo canto ele só vive assim, as vezes da medo kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu tambem fica assim kkkk acredito que seja normal da especie, eu tiro ele da casinha espalho comida pelo chao pra ele andar um pouco dps ele procura um cantinho bem escuro e apertado para dormir

      Excluir
  60. ola tenho um jabuti Ipiranga com 26 anos esse ano ele resolveu ficar mais de boa dormindo ele dorme de 2-3 dias e normal?? a alimentação dele e balanceada ele toma banho e fica no sol tbm.

    ResponderExcluir
  61. Olá, estou preocupada com meu jabuti ,ele é filhotinho e só quer dormir e tenho que acordar ele para comer mas nem sempre ele come, o que posso fazer?
    Fiz um pequeno território com terra vegetal,mas ele só que dormir e já estou preocupada com isso,tem uma semana que estou com ele, me ajudem por favor😭😭😭😭

    ResponderExcluir
  62. Tenho um quintal grande,porém, minha jaboti só que ficar embaixo de um punhado de folhas cenas que tenho no fundo. Dou comida variada, mas ela só quer banana.

    ResponderExcluir
  63. Olá, tenho um casal de jabutis q adotei depois q a dona morreu, eles tem aproximadamente 50 anos e o macho passou a dormir com a cabeça e as patas fora do casco. Ele tbm tem se alimentado menos q a fêmea. Ela por sua vez, come a beça e tem assaltado a tigela de ração do cachorro.

    ResponderExcluir