Relógio

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Jabuti Piranga & Tinga.

                          Jabuti
O jabuti é a designação vulgar dos répteis do género Chelonoidis da ordem dos Quêlonios, da família dos testudinideos. O gênero mudou de Geochelone para Chelonoidis.

             Habitat e distribuição

São encontradas duas espécies de jabuti nas matas brasileiras,  que residem desde o nordeste (subespécie) até ao sudeste:
  • Jabuti- Piranga Chelonoidis carbonaria) pode ser encontrado pelo Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul do Brasil genero feminino Jabota
  • Jabuti- Tinga (Chelonoidis denticulata), menos comum, pois só existe na região amazônica (florestas densas).

                   Caraterísticas

São animais que possuem casco convexo — carapaça bem arqueada — e pernas grossas. A carapaça é uma estrutura óssea formada pelas vértebras do tórax e pelas costelas. Funciona como uma caixa protetora na qual o animal se recolhe quando molestado. É revestido por escudos (placas) córneas. Os jabutis podem chegar aos 70 cm de comprimento aos 80 anos — aproximadamente o seu tempo de vida, mas também podem atingir os 100 anos.
O jabuti-piranga é de colorido mais vivo que o jabuti-tinga. O primeiro possui duas variedades: os que habitam a caatinga nordestina possuem cabeça vermelha e escamas vermelhas nas patas, enquanto a outra tem cabeça amarela e escamas vermelhas nas patas. O peso do C. carbonaria — cabeça e patas vermelhas — pode chegar em torno de 18 kg, enquanto a outra (cabeça amarela) pode chegar aos 40 kg. Há uma semelhança muito grande entre o carbonaria de cabeça amarela com a C. denticulata, a diferença é que o denticulata tem cabeça e patas amarelas, nariz preto e coloração mais clara.
A carapaça do jabuti é ligeiramente alongada, alta e decorada com um padrão em polígonos de centro amarelo e com desenhos em relevo. A cabeça e as patas retráteis estão cobertas por escudos vermelhos e negros, e amarelos e negros na sua subespécie do nordeste. Os machos são menores que as fêmeas, machos em média com 30 centímetros, e fêmeas com 35 centímetros a 50 centímetros, máximo de 40 a 50 centímetros. O plastrão é reto ou convexo nas fêmeas e côncavo nos machos, justamente para encaixarem nas fêmeas por ocasião da cópula.

          Alimentação e hábitos

A alimentação do jabuti é feita principalmente à base de frutos, mas os jabutis são animais onívoros, ou seja, se alimentam de quase qualquer substância orgânica. Costumam comer carne, frutas doces, verduras e legumes. Possuem hábitos diurnos e gregários (vivem em bandos) e passam o tempo em busca de alimento, especialmente os de cores vermelha e amarela. Os jabutis não possuem dentes. No lugar deles há uma placa óssea que funciona como uma lâmina.
Sua maturidade sexual situa-se entre 5 e 7 anos. O tempo para incubação dos ovos varia de seis a nove meses. A quantidade de ovos em uma postura varia de 5 a 10, sendo que a subespécie (qual?) tem uma postura maior, de 10 a 15 ovos. Tempo de vida em torno de 80 anos.

 

Refêrencias de Criadouros Autorizados

Criadouro Santa Rita:  http://www.geochelone.com.br/bras/historico.cfm

  

 Lembre-se, jamais maltrate de um animal, ao contrário de Amor e Carinho.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário