Relógio

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Duvidas e Respostas Sobre Jabuti.

j1ª O jabuti é um animal bem pacato, bem tranquilo, costuma ficar quietinho e escondido. É um animal que não possui a mesma interatividade que os cães, por exemplo, que gostam de atenção e carinho a quase toda hora. Contudo, são animais muito inteligentes e sociaveis dentro de seus limites de répteis. Portanto, se seu jabuti é quietinho, e fica a maior parte do tempo escondido, pode ser normal, mais caso ele não interaja em nenhum momento levê-o a um veterinário.

Ainda, eles costumam estranhar mudanças de ambiente, além de se estressar com facilidade em viagens. Este é um comportamento normal e com o tempo o jabuti vai se soltando e voltando a ter hábitos normais ou mais ativos, pois ele está cauteloso quanto a nova moradia ou se desestressando da viagem. Contudo, volto a falar que é importante sempre cuidar muito bem da alimentação e do aquecimento. Caso você tenha adquirido seu jabuti, e ele tenha morado bastante tempo em um local, é normal que ele estranhe o novo ambiente. E caso no novo ambiente, não receba luz solar compre uma lampada apropriada para répteis, porque para jabutis é importante que eles tomem no mínimo 20 minutos diários, para que o casco não amoleça.

Para abrir o apetite de jabutis desinteressandos em comer, ofereça de início para ele frutas saborosas como manga, mamão, melancia, melão, uva, morango, etc. Verduras como agrião, almeirão, chicória, couve, tomate picado, cenoura ralada, etc. Também vale a pena tentar oferecer carne moída crua, pois geralmente eles não negam este alimento, mas se lembre que só deve ser dado uma vez por semana ou a cada 15 dias. E também, geralmente os jabutis não comem porque os donos deixam a fruta em um local por muito tempo, e essa fruta fica ruim. Eu aconselho você a dar comida ao seu jabuti sempre na mesma hora do dia,  e deixe a comida por no máximo 1 hora a disposição do animal, se nesse meio tempo você perceber que ele não comeu, dê a comida depois.

Os jabutis são iguais às pessoas em relação à alimentação, ou seja, tem gente que gosta de brócoli e gente que não. Sendo assim, vale a pena sempre anotar o que seu jabuti gosta de comer para que quando ele estiver meio desinteressado de comer, você saiba interessá-lo novamente. Perceba sempre a comida que seu jabuti com com mais rápidez, e dê sempre o alimento prédileto dele junto de outros, para que ele tenha uma alimentação adequada.

Contudo, o que você deve ter em mente em relação à alimentação é que ela deve ser sempre variada, essa é a regra número um. Isso significa que ele não deve ficar restrito aos alimentos que gosta. Como mencionei acima, dê sempre uma alimentação variada, conendo sempre seu alimento prédileto.

Se ele insistir em não se alimentar, tente então criar um habito alimentar. Para isso, ofereça comida na hora mais quente do dia e, quando chegar esta hora, pegue o jabuti e coloque-o de cara com a comida. Faça isso todos os dias até ele se acostumar com essa rotina. Cao mesmo assim ele não se alimente, levê-o a um veterinário especializado em répteis, que ele saberá o que fazer.

Outro ponto que deve ser lembrado é que rações específicas para jabutis não devem ser a única alimentação do animal. Ou seja, deixe sempre a ração disponível, mas não faça dela o alimento principal, pois não são adequadas como alimentação exclusiva. Dê carne moída crua, vegetais, verduras e frutas.

Também, é importante que você deixe água fresca sempre à disposição do animal (trocar diariamente), sendo que o recipiente de água deve ser raso (metade da altura do menor jabuti) e comprido (duas vezes o comprimento da carapaça do maior jabuti). Repare que os jabutis gostam de se "banhar", por isso é importante um recipeinte adequado. E em dias de calor, molhe seu jabuti para que ele se refresque.

Obs: Também existe fatos que são fatais para seu jabuti: Alimentação errada no frio, que gera a pnêumonia, que gera a morte.

Antes de tudo, vale a pena ressaltar que o sol é a melhor fonte de iluminação, de UVB e aquecimento. Contudo, o sol bom é o sol direto, ou seja, sem passar por vidros, pois a maioria dos vidros filtram bastante as radiações solares, inclusive o UVB. Ainda, é necessário que haja no terrário locais de sol e sombra ao mesmo tempo, dando oportunidade para o jabuti escolher onde quer ficar. Isso é importante, pois ao oferecer uma fonte de calor ao ambiente do seu jabuti, neste caso o sol, esta deve estar disposta de tal modo que permita um gradiente de temperatura. Assim, se seu jabuti pode escolher se quer ficar em uma área mais quente ou mais fria. O bom é manter uma temperatura de 33C na área mais quente.

Independente de onde fique o jabuti, é de extrema importância que ele tenha acesso ao sol. Se isso não for possível, você deverá comprar lâmpadas para iluminação e lâmpadas que emitem raio ultravioleta B. Esta radiação é importante por promover a ativação da vitamina D na pele (se transformando em vit. D3), a qual possui diversas funções ligadas ao metabolismo do cálcio, o que impedirá que seu jabuti apresente problemas ósseos. Nesses casos, é interessante ainda adicionar um complemento vitamínico com vit. D3 na dieta do animal, pois desse modo você consegue garantir que ele realize o metabolismo de cálcio de maneira adequada.

Lembre-se, Jamais maltrate de um animal, ao contrário, de Amor e Carinho que você receberá o mesmo em troca.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi,meu jabutizunho está comendo,mas quando come a boca fica tocando as duas partes e escapole,fazendo TAC,TAC, um barulho assim.n sei o q faço.é normal.

    ResponderExcluir
  3. Oi,meu jabutizunho está comendo,mas quando come a boca fica tocando as duas partes e escapole,fazendo TAC,TAC, um barulho assim.n sei o q faço.é normal.

    ResponderExcluir
  4. Oi,meu jabutizunho está comendo,mas quando come a boca fica tocando as duas partes e escapole,fazendo TAC,TAC, um barulho assim.n sei o q faço.é normal.

    ResponderExcluir
  5. Oi o meu jabuti,quando tenta entrar em casa e agente diz: não,ele obedece voltando para trás com certa rapides meio nervoso.Depois de alguns dias de ensino, agora só vai até a porta da uma olhada e volta pra traz. É normal isso? E também atende pelo nome que é Duque.Alguém poderem esclarecer,muito obrigada.

    ResponderExcluir