Relógio

sábado, 9 de abril de 2011

Tudo Sobre Chinchilas.

______________________________
Nome Científico: Chinchila Lanigera
Ordem: Roedores
Família: Chinchilidae
Gestação: 111 Dias
Nº. de Filhotes: 2
Nº. de Crias: 2 Por Ano.
Média de Vida:13 Anos.
______________________________

Bom , você que pretende criar uma chinchila , saiba que não é algo fácil , requer paciência, atenção , e amor é claro.
Ele é um animal simpático e dócil , não come muito , não faz barulho e não tem mal cheiro.
A chinchila é um animal simpático e tímido por natureza, portanto o meio ambiente que proporcionamos , deve ser tranquilo e sem ruídos. A chinchila é um animal que tem habitos noturnos , não requer muitos cuidados e deve dormir de dia e ficar ativo a noite , portanto , não acorde uma chinchila.

Alimentação:
A chinchila come em média de 30 gramas de comida por dia. O regime dela será o mais simples possível, porém satisfazendo as necessidades nutritivas. ais mesmo assim , sempre deixe alimento em um potinho e água a disposição da chinchila. Seu cardápio deve conter: Alimentos Fibrosos constítuido por feno , pode ser alfafa, palha de leguminosos , além de pasto , frutas , algumas sem casca. Jamais deixe frutas e verduras no prato das chinchilas por muit tempo , pois estraga.

Ração Encontrada:
Hoje em dia , existe ração apropriada para chinchilas , e outros roedores. Nas lojas de animais (PetShops e Casas de Ração). Essa ração é balanceada e possui todos os nutrientes necessários para a boa alimentação da chinchila. É necessário que a ração também seja trocada diariamente.

Água:
É necessário que haja sempre água a disposição da chinchila , e sempre água fresca. No mercado , existe bicos para bebedouros , que a água não pinga , basta a chinchila sugar e a água sugar.Não recomendo potes com água , porque a chinchila tem mânia de entrar dentro dos potes de água , fazendo com que a água fique suja e tendo assim , ter que trocar varias vezes ao dia.

Higiene:
A higiene da chinchila é feita de carbonato de cálcio, uma substância semelhante a areia.Essa medida é necessária , pois refresca e limpa os pelos. O banho tem que ser feito toda manhã , e deve durar 10 minutos.  E o carbonato de cálcio deve ser trocado a cada 10 dias.
Devemos manter a gaiola sempre limpa , trocar a agua 3 vezes ao dia , para ter água sempre fresca .
Limpe a gaiola toda semana , limpe o bebedouro com água quente , faça o mesmo com o pratinho de ração.

Reprodução:
A fêmea é mais brava que o macho e mais pesada. Aos seis meses alcança a maturidade sexual. O cio se apresenta a cada 28 dias.
O período de gestação é de 111 dias. Nos primeiro 30 dias de prenhez , observa-se perda de peso, mais ou menos 30 gramas. Ao segundo mês , se ganha mais ou menos 60 gramas sobre o peso inicial. No terceiro mês o peso alcança 120 gramas a 180. E 10 dias antes do parto , se perde novamente 30 gramas.
Outras mudanças são: Turgidez e avermelhamento do bico das mamas, inatividade e aumento do abdome. O parto ocorre nas primeiras horas da manhã ou em plena noite, com a duração de 1 hora ou que se prolongue em 24 horas.
A fêmea é receptiva ao macho , durante o cio imediatamento após o parto. Durante um período aproximadamente de 36 horas.
O macho convive pacificamente com a fêmea durante o parto, tanto que existe a possibilidade de cobertura logo após o parto.




Lembre-se , Jamais maltrate de um animal , ao contrário , de Amor e Carinho que você receberá o mesmo em troca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário