Relógio

domingo, 17 de abril de 2011

Hamster Topolino.

Nome Popular: Topolino ou Camundongo.
Nome Científico: Mus Musculus.
Filo: Chordata.
Classe: Mammalia.
Família: Muridae.
Tamanho: 8-13 cm (inclusive rabo, se fosse apenas o corpo ele teria 5-7 cm).
Peso: 20-21 gramas.
Tempo de Vida: Em torno de 1 ano.
Dieta: Herbívoro/Onivoro.
Características: Visão Razoável, faro excelente, audição excelente (sons lançados especialmente altos que estão além do alcance humano).
Hábito: Noturno.

O topolino , nada mais é quem um camundongo. Conhecido nos EUA, Escócia e Inglaterra como mini mouse, esse roedor está virando moda e é um pet muito procurado.
Erroneamente, algumas pessoas o chamam de hamster topolinos ou camundongo dalmata, mas, na verdade ele é um camundongo da família mus musculus.
Os camundongos não só cativam nossa imaginação mas eles também fazem parte muito importante da nossa história. O camundongo é
uma criatura muito adaptável que pode prosperar em quase qualquer ambiente e resistiu a muitas tentativas de erradicar durante séculos. Se criá-los com cuidado e com carinho, eles podem se tornar totalmente domésticos e muito brincalhões.
De porte pequeno e delicado, pesa de 10 a 21 g e mede de 8 a 13 cm, contando com a cauda. Possui orelhas grandes, olhos pequenos e nariz pontudo. O Topolino é encontrado sempre em duas cores, o mais comum é o branco e preto mas, também estão sendo vendidos camundongos, um pouco maiores que eles, na cor marrom claro, marrom escuro e cinza claro.
Os camundongos adoram aninhar em tocas ou dentro de estruturas. Na natureza estabelece um território próximo à fonte de
alimentos, geralmente de 3 a 10 metros de sua toca. É curioso mas cauteloso. É um excelente escalador.

ALOJAMENTO:

Para alojar um topolino, existem duas opções aconselháveis:
- Gaiola de metal ou acrílico cujas grades tenham distância de, no máximo, 0,5 cm uma das outras. Caso contrário, os topolinos, sendo grandes escaladores e bons fugitivos, escaparão sem problemas. O fundo da gaiola (primeiro andar) não pode ser aramado. Os animais devem pisar diretamente na serragem.
- Aquário de vidro grande adaptado para os animais conforme a imaginação do criador desde que contenha todos os acessórios,
espaço para os topolinos se movimentarem e é claro, um lugar que sirva de entrada e saída de ar.
Seja qual for o alojamento, deve recomendavelmente ter dimensão de pelo menos 60x40 cm, alta e com escadas.

ACESSÓRIOS:

O alojamento deve ter, no mínimo, os 4 acessórios básicos na criação de roedores de pequeno porte:
- Comedouro (preferencialmente não de plástico, para o animal não roer)
- Bebedouro (pode ser também substituído por um vasilhame com água, desde que o animal alcance sem precisar escalá-lo)
- Casinha (a casinha deve ser pequena, pois estes animais gostam de lugares pequenos para dormir e se sentir seguros)
- Roda de Exercícios (o lugar onde os topolinos pisam para rodar não deve ser aramado, ou a distância entre as grades tem de
ser mínima, para que os topolinos não se acidentem e não se machuquem prendendo a pata entre as grades)



ALIMENTAÇÃO:


Deixe sempre a disposição do topolino o bebedouro com água fresca a vontade e o comedouro cheio de ração para roedores, pois
estes animais comem o dia inteiro. Uma mistura especial de alimentação para topolinos pode ser encontrado em Pet Shops especializados.
Além da ração para roedores, ofereça pedaços pequenos de frutas, legumes e verduras (menos alface).

REPRODUÇÃO:

Os topolinos estão capacitados para procriar a partir de 1 mês e meio de vida, logo deve haver um grande controle com estes animais para evitar acasalamentos e procriações indesejadas.
A gestação dura de 19 a 21 dias. Em cada ninhada nascem de 3 a 8 filhotes e os recém-nascidos são minúsculos, do tamanho de um grão de feijão aproximadamente. Os filhotes não devem ser tocados, pois a mãe pode abandonar o ninho ou devorar os filhotes.

Lembre-se, jamais maltrate de um animal , ao contrário de Amor e Carinho que você receberá o mesmo em troca.

Um comentário:

  1. Pessoal preciso de ajuda, não achei nada relativo na net. Tenho um casal de TOPOLINOS um deles esta sem pelo em uma parte das laterais e no pescoço a pele deste lugar sem pelo esta vermelha muito avermelhada e suas orelhas estão feridas já tentei de desde vitaminas a remédios contra parasitas e sarnas, alguém sabe me dizer o que pode ser?

    ResponderExcluir