Relógio

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Jabuti Machado

O Jabuti Machado (platemys platycephala cujo nome "platycephala" significa "cabeça chata" ) nada tem de similar com seus parentes distantes Jabuti piranga e Jabuti tinga, que na verdade são terrestres e o Jabuti Machado é um cágado semi-aquático, apenas o nome popular é parecido, sendo até o grau de parentesco bem distante. Sua carapaça oval e achatada apresenta coloração alaranjada na parte lateral e marrom-amarelada com manchas pretas na parte superior, com formato bem plano, apresentando duas quilhas longitudinais separadas por uma acentuada depressão, o plastrão é bem preto, sendo as patas dem coloração bem escura e a região dorsal da cabeça de colorido amarelo-alaranjado e marrom na parte de cima.

Existem 2 subespécies conhecidas:
P.p. melanonota (Ernst, 1984) que é encontrada no Peru e Equador, apresentando coloração mais escura.
P.p. platycephala (Schneider, 1792) que é encontrada no Rio Orinoco e rios da Bacia Amazônica, na Venezuela, Colômbia, leste do Equador, Peru, norte da Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e norte, nordeste e centro-oeste do Brasil.

A alimentação é onívora, sendo carnívora quando jovem e tendo preferência por carnes e aceitação de frutas e verduras quando adulta. Os alimentos mais apreciados são peixes, carnes, minhocas, moluscos, insetos, camarões e ovos de anfíbios. Dando preferencia por se alimentar dentro dágua, porém quando encontra alimento em terra também o aceita. Passam a maior parte do tempo na água, porém gostam de efetuar passeios esporadicos pela terra e de se esconder entre a vegetação. É uma espécie bem tranquila, quase nunca demonstrando agressividade.
   Nesta espécie os machos possuem as caudas mais compridas e largas que as das fêmeas, os machos também apresentam as placas anais do plastrão mais estreitas e o plastrão é concavo. As fêmeas possuem caudas curtas e plastrão plano. O acasalamento ocorre entre março a dezembro e pode ocorrer dentro ou fora da água. A nidificação ocorre entre agosto a fevereiro e a fêmea põe geralmente um único ovo por postura, porém ja verificou-se casos de postura de até 6 ovos de uma mesma fêmea, nas margens de terra próximo a água, podendo ocorrer ao longo do ano todo. A incubação dura em torno de 130 a 170 dias.


Na natureza são encontradas em rios de águas calmas, pântanos, terrenos alagados e margens umidas de rios e lagos. O recinto ideal deve conter 60% a 70% de parte aquática, com uma profundidade máxima de 30 cm, pois esta espécie não é muito boa nadadora, podendo morrer afogada caso não consiga descansar, deve conter cerca de 100 litros de água para cada animal adulto, com uma rampa para facilitar o acesso do animal a parte de terra do recinto. Esta parte de terra deve ser mantida sempre umida, contendo muitas plantas e esconderijos, recomenda-se a utilização de musgos para auxiliar no mantenimento da umidade e bem estar do animal. A temperatura deverá ser mantida entre 22 a 30°C, durante o inverno se ocorrerem temperaturas inferiores a 20°C, deverá ser providenciado aquecimento. Não deve ser permitida a hibernação do animal, com risco de danos graves a saúde do mesmo caso venha a ocorrer.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário