Relógio

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Como Criar um Jabuti?

    O jabuti pode viver até 80 anos, mas geralmente morrem precocemente. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, os jabutis não são tão resistentes, portanto, necessitam de cuidados especiais para a sobrevivência saudável como animais domésticos. É preciso manter uma alimentação apropriada, um espaço adequado e não entregá-los aos cuidados de crianças pequenas, que podem deixá-los cair e machucá-los.

   
Outra falha é achar que os jabutis só comem folhas de alface e fezes de cachorro. Esse grave erro causa carências de vitaminas e minerais. Jabutis necessitam de proteínas, cálcio e frutas diariamente. Eles acabam sendo obrigados a comer as fezes de cachorro que encontram, devido à falta de alimentação proteica.

   
O jabuti necessita de espaço para andar e o ideal é que sejam criados em quintais de terra, para que possam se apoiar com firmeza.Criar jabuti em piso liso deforma o animal para sempre, que ficará arrastando o casco e com as patas deitadas. A maturidade sexual começa aos quatro anos, com fácil reprodução. Os ovos são enterrados e filhotes nascem entre seis e oito meses. O jabuti é uma das espécies mais comercializadas ilegalmente e criá-lo sem licença é crime. Só adquira animal de criadouro legalizado pelo IBAMA.

ALIMENTAÇÃO. A dieta deve ser formada por vegetais, como folhas de agrião, couve, brócolis, espinafre, cenoura, beterraba e abóbora. Frutas: abacate, maçã, manga e banana. Proteína animal: ração seca de cachorro ou de gato e ovos cozidos com casca.

CASCO. Banhos de sol são necessários para o endurecimento do casco, mas nunca deixe-o sob sol forte, para não causar insolação.

REPRODUÇÃO. A fêmea do jabuti é a jabota, que põe de um a nove ovos, que eclodem depois de seis a oito meses. Jabutis adultos chegar a medir 50 cm.

ONDE CRIAR. Eles devem viver em jardins, canteiros de terra ou lugares de vegetação rasteira. Não devem ser criados em superfícies lisas, porque causam deformações.

VENDA. venda de jabutis só é permitida com licença do IBAMA, portanto, é crime comprar estes animais em feiras livre e sem documentação.




Um comentário: