Relógio

domingo, 7 de agosto de 2011

Corn Snake

A Pantherophis guttatus, era anteriormente chamada Elaphe guttatus, e tem como nome comum "Corn snake". Ela possui muitas variações com cores e algumas características diferentes, porém não vou detalhar sobre essas variações nessa matéria.

                                                                     FOTO:
                            Exemplo de padrões de Corn snake, retiradas do flogão serpentescomopet.

Seu nome traduzido significa cobra do milho, e ela tem esse nome por que elas se alimentam de ratos, e geralmente vivem em milharais os caçando.
É uma serpente áglifa e muito mansa, geralmente aceita bem o manuseio. Normalmente tem hábitos diurnos ou crepusculares, consoante as temperaturas. Geralmente, na Primavera são diurnas e no Verão são noturnas.
A média de tamanho é entre 80 – 150 cm, e seu tempo de vida varia entre os 10 e os 18 anos..

Curiosidade: há registro de Corn snake que atingiu os 21 anos e 9 meses.

O comprimento do terrário deve ser de pelo menos ¾ do tamanho da serpente, a largura deve ter pelo menos 1/3 do tamanho do animal e ter uma altura boa, que pode ser a metade do tamanho do terrário. O substrato pode ser jornal, papel toalha, grama artificial, carpete, etc. A temperatura deve ser entre 26 e 28 ºC, descendo um pouco a noite. E a umidade ideal é em media 60%. SEMPRE troque o substrato quando o animal defecar. O terrário também deve ter um pote de água grande o suficiente para ela ficar com o corpo todo dentro caso queira. Deve ter também uma toca, esconderijo, ou algo assim, que pode ser feito de caixas ou ser feito de acordo com sua criatividade. E também deve ter um galho (ou mais de um), para ela se exercitar.

Ela se alimenta principalmente de camundongos, mas podendo variar. A alimentação deve ser feita na media de uma vez por semana, e quanto menor for a serpente, menor será sua presa. A alimentação deve ser feita fora do terrário, pois corre o risco de ela engolir pedra, madeira, areia ou outras coisas junto com a comida.

A Corn snake é ovípara e produz cerca de 20 ovos por vez, e quando eclodem dão origem a filhotes de cerca de 20 cm.

A Corn é talvez a mais indicada aos iniciantes, pois ela não fica muito grande, geralmente se alimenta com facilidade, aceita bem o manuseio, e é bem mansa.


 PS: Devemos lembrar que no Brasil é proibido a criação de Corn snake em cativeiro, e o blog não incentiva ninguém a compra ilegal de animais.

Fonte: http://mundorastejante.blogspot.com/2008/07/corn-snake.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário