Relógio

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Tatu Bola Ameaçado de Extinção (Brasil).

Nome Popular: Tatu-Bola
Nome Científico: Tolypeutes tricinctus
Quanto Mede: Aproximadamente 50 Centímetros
Onde Vive: Na Caatinga do Nordeste
O que come: Formigas, Escorpiões, Frutas , Ovos ...
Filhotes: Um, no Máximo , dois por ninhada.

O tatu-bola é o menor tatu brasileiro, o único tatu endêmico, isto é, que existe apenas no nosso Brasil e o mais ameaçado, porque, como não cava bem como os outros tatus, é mais fácil de ser caçado na região de seca, onde há pouca comida.
Para se defender, esse tatu se enrola completamente, formando uma bola, daí o nome popular, e o rabo e a cabeça se adaptam como num quebra-cabeça, protegendo o corpo do tatu, o que não o defende do homem, porém, porque fica fácil pegar a bola que é o tatu e enfiar num saco.
Por ser ainda muito caçado, o tatu-bola desapareceu em Sergipe e no Ceará, mas ainda existe na Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte, nas regiões ainda despovoadas. Apesar de protegido por lei, esse animalzinho é caçado até dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara e da Estação Ecológica do Raso da Catarina, áreas de conservação, onde no passado o tatu-bola existia em quantidade.
Para salvar essa espécie, os cientistas estão propondo estudos para criação em cativeiro e principalmente programas de educação ambiental para a população da área onde ainda sobrevive esse tatu. O problema é que esse bicho vive justamente na região mais pobre e carente do Brasil e, sem educação, nunca se conseguirá que um caboclo com fome deixe de pegar o tatu para comê-lo, se tiver oportunidade.

Lembre-se, Jamais maltrate de um animal, ao contrário, de Amor e Carinho que você receberá o mesmo em troca.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário