Relógio

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Diabetes

Diabetes é uma das doenças crônicas frequentemente diagnosticadas em animais de pequeno porte, especialmente cachorros, explica a veterinária Denise Simões. Os dois motivos que mais comumente levam os proprietários desses animais a procurarem auxílio e que resultam na detecção da doença são o fato de os bichos estarem urinando muito - o que é mais facilmente percebido por moradores em apartamentos - ou não estarem enxergando bem, muitas vezes com catarata diabética já em estágio avançado.

Outros sintomas indicativos de diabetes são o aumento da ingestão de água e/ou aumento da alimentação associado a emagrecimento. Obesidade, hereditariedade e sedentarismo também são fatores propícios à manifestação da doença.

Diagnosticado o diabetes, os donos de animais têm como primeira reação, em geral, o desespero. A partir daí, o que irá se desenvolver é um relacionamento intenso entre os profissionais de veterinária, os animais e seus donos. Assim como no diabetes em humanos, o tratamento implicará controle de glicemia. Os animais, paralelamente ao controle do diabetes, devem receber tratamento oftalmológico - para correção de catarata, se necessário -, obstétrico, dermatológico etc.

É aconselhável que a cadela diabética seja submetida a castração, pois a gestação irá descompensá-la e/ou comprometer a ninhada. A proporção de incidência segundo o sexo em cães é de cerca de cinco fêmeas para cada macho. Os cães diabéticos são, geralmente, insulinodependentes. Já os felinos dividem-se em 50% insulinodependentes; 30% não dependentes e 20% transitórios. A incidência em felinos é de uma fêmea para cada dois machos.


 Lembre-se,jamais maltrate de um animal, ao contrário de Amor e Carinho que você receberá o mesmo em troca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário