Relógio

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Tartaruga Gigante de Seychelles

A Tartaruga Gigante de Seychelles foi caracterizada como extintas em 1840, pois não se conhecia nenhum animal vivo, porém em 1995 examinando ossos e carapaças do museu de Tartaruga Gigante de Seichelles e comparando com tartarugas gigantes de cativeiro em város zoológicos e reservas particulares, as quais se achavam ser de Tartarugas Gigantes de Aldabra, o Dr. Justin Gerlach e a Dra. Laura Canning confirmaram que algumas dessas tartarugas gigantes eram de Seychelles e de uma outra espécie também considerada extinta a Tartaruga Gigante de Amoldi, fato esse que foi confirmado genéticamente em 1997 pela The Nature Protection Trust of Seychelles. Ao todo foram encontrados 12 Tartarugas Gigantes de Seychelles e 18 Tartarugas Gigantes de Amoldi.
Essas tartarugas vivem pastando vegetações rasteiras e arbustos na beira de rios, córregos e pantanos, locais aonde adoram dormir, parcialmente submersas na água ou na lama.

 A diferençaa entre essas duas espécies  bem pequena, porém visível, nesta foto a Tartaruga Gigante de Seychelles ( Adan ) está a esquerda e a Tartaruga Gigante de Arnoldi ( Stan ) esté a direita.
    Hoje existe um projeto de conservação para estas tartarugas em uma fazenda de tartarugas na ilha Silhouette, uma ilha do Arquipélago de Seychelles, onde por diversos anos as fêmeas estavam produzindo apenas ovos inférteis, porém em 2002 uma fêmea jovem de Tartaruga Gigante de Seychelles denominada Josephine, que nasceu em 1986 em cativeiro ( foto a esquerda ) e que cruzou com um macho chamado de Adam ( foto a direita ).



 Josephine botou vários ovos e ocorreram 2 nascimentos, as tartaruguinhas foram chamadas de Gerry ( que pesa 41 gramas ) e David, respectivamente:

 E além desses nascimentos de 2002, ocorrem outros nascimentos deste mesmo casal nos anos seguintes, em 2003 nasceu 1 fêmea, em 2004 nasceram 1 macho e 1 fêmea e em 2005 nasceram 11 tartaruguinhas. Os ovos demoram cerca de 125-130 dias para eclodirem e em média são colocados 10 a 21 ovos por postura, cada um pesando em torno de 60 a 80 gramas.  A incubação é artificial e a temperatura é mantida entre 29 e 30 graus.


Outras animais adultos com os quais tem-se tentado a procriação nesta mesma fazenda são:

Eve(Fêmea)                                                                                     Chiron (Macho)



                             Phoenix(Macho)

                                     Adan e Eve

Em 1881 um governador inglês de Seychelles, resolveu manter umas tartarugas gigantes em sua casa e marcou-as com letras Adan ( na foto acima ) recebeu um X em seu casco, estima-se que hoje tenha mais de 150 anos de idade e pesa 285 quilos.
    Além desses nascimentos, ocorreram outros, porém do cruzamento de um macho de Tartaruga Gigante de Seychelles chamado Christopher com uma fêmea de Tartaruga Gigante de Arnoldi chamada Alida, que até agora já produziram 46 tartaruguinhas híbridas, como a da foto abaixo:


















 Dados do Quelônio:
Nome: Tartaruga Gigante de Seychelles, Seychelles giant tortoise
Nome Cientifico: Dipsochelys ( Geochelone ) hololissa
Época: Holoceno
Local onde Vive: Arquipélago de Seychelles no Oceano Indico
Peso: Cerca de 285 quilos
Tamanho: 127 centímetros de comprimento
Alimentação: Onivora

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Família: Testudinidae
Gênero: Dipsochelys ( Geochelone )

Nenhum comentário:

Postar um comentário