Relógio

terça-feira, 6 de março de 2012

Casco de Tartarugas

Um dos principais lugares onde podemos ver e ter quase certeza de que nossas tartarugas são saudáveis ou não é pelo casco.
O casco deve estar sempre bem rígido, casco macio indica que o animal esta passando por uma dificuldade de cálcio, os ossos começam a absorver o cálcio do casco para se manter e isso se resolve com alimentação adequada e principalmente com o sol, o animal precisa de manha tomar sol pelo menos por algumas horas.
Deformidade no casco também é outro fator que você pode certificar algum tipo de deficiência no animal.Quando os gomos não estão bem marcados, quando começam a crescer um por cima do outro,  o animal muitas vezes recebe de mais ou de menos a proteína por isso é necessário saber dosar a alimentação.Ainda se tratando de casco outra coisa que pode acometer a tartaruga, é fungo no casco e isso como toda doença deve ser tratada.Normalmente acontece quando a água esta suja e o casco começa a ficar com algas se não tratado a tempo isso pode levar ao apodrecimento do casco.
Cachorros são um dos principais vilões das tartarugas o ideal mesmo é sempre deixá-los separados um do outro para evitar brigas e dor de cabeça, porém nem sempre é possível e as vezes podem escapar se seu cachorro mordeu o casco de sua tartaruga, seja breve em separá-los e procure limpar bem o ferimento.Se estiver sangrando o caso é mais preocupante pois pode ter afetado algum outro órgão interno.O ideal sempre é levar ao veterinário pra que ele possa receitar antibióticos para evitar que o animal venha a contrair uma infecção. Normalmente cascos que racham por mordidas ou quedas podem ser colados com superbonder sem problema, se não houver o sangramento, porém é ideal levar o animal pra alguém que o saiba fazer para garantir o sucesso.E sempre mantenha o animal em ambientes secos para uma rápida cicatrização.
Tartarugas são animais realmente bem lentos e talvez seja por isso que nós temos que nos atentar tanto com elas, evitando ao máximo que se machuquem já que são frágeis.Cuidados como crianças por perto, objetos jogados no chão que elas possam ingerir, ou até mesmo profundidade de aquário pra tartarugas marinhas ainda filhotes são fundamentais para uma boa conduta.




Obs. Um dica minha, que eu faço, é uma vez por semana, pegar um pano ou uma escova de dentes, e molhar o casco (apenas molhar, nada de passar algum produto), e "lavar" o casco com a escova ou o pano.
 E em caso de mordida (aconteceu isso comigo), lave com água boricada para desinfectar o local do ferimento, e colocar uma pomada chamada "NEBACETIN" facilmente vendida em farmácias,  e usar um spray chamado "SPRAY DE PRATA", que auxilia na cicatrização e limpa o ferimento. E caso o ferimento ficar com mau-cheiro, leve a um veterinário especializado em exóticos.

Um comentário:

  1. Bom dia. vc comentou de super bonder para colar o casco, sera que não vai causar uma intoxicação do bicho? A minha esta com problema de locomoçao nas patas dianteiras e gostaria de colar algo para levantar ela e a mesma nao ficar se arrastando no chao e desgastando o casco. obrigado.

    ResponderExcluir