Esta cobra só se alimenta de ovos. E está perfeitamente equipada para isso. Sua boca pode expandir-se de forma a engolir um ovo três vezes maior que sua cabeça, sem quebrá-lo. o pescoço incha como um balão e pode-se ver o ovo deslocando-se sob a pele. A cobra então parece uma corda com um nó ou um cano prestes a romper-se. À medida que se desloca no pescoço o ovo é cortado por vértebras afiadas e pontudas. o conteúdo cai no estômago da cobra e a casca é rejeitada.
Esta cobra, parcialmente arborícola, vive nas matas das planícies da África equatorial e setentrional. Uma espécie próxima é encontrada na Índia. A espécie africana, não muito ágil, prefere procurar seu alimento no solo; mas assalta também ninhos nas árvores, se for preciso.
Sua dieta depende inteiramente da existência de ovos de aves. Como a postura dá-se apenas uma ou duas vezes por ano, a cobra papa-ovo deve empanturrar-se quando pode, e jejuar o resto do tempo, vivendo das reservas de gorduras acumuladas. Aparentemente, essa dieta é suficiente para satisfazer essa cobra.
Filo:
Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes
Família: Colubridae
Nenhum comentário:
Postar um comentário