Relógio

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Jibóia (Boa Constrictor Amarali)



As Jibóias são serpentes de médio a grande porte, podendo chegar a 4m de comprimento. Seu corpo é cilindríco, ligeiramente comprimido nas laterais, evidenciando sua forte musculatura constritora.
Alimentam-se basicamente de aves e de pequenos e médios mamíferos, que matam por constrição. Sua pupila vertical as caracteriza como animais noturnos, embora a prática mostre que possuem também atividades diurnas. Podem ter até 50 filhotes que nascem entre novembro e fevereiro, já totalmente formados, sendo portanto uma espécie vivípara (ou ovípara dependendo do autor).
Existe muito folclore em torno das jibóias. Em algumas regiões do Brasil, sua cabeça é cortada e usada como colar, com a finalidade de "fechar o corpo", protegendo o indivíduo contra uma série de males e "maus olhados". O famoso "Bafo de Jibóia" que popularmente causa manchas e feridas na pele, nada mais é que uma estratégia de defesa, onde a serpente expulsa o ar dos pulmões, produzindo um som característico; essa reação vem, muitas vezes, acompanhada do "bote".

No Brasil consideram-se duas subespécies; Boa constrictor constrictor Forcart, 1960, de grande porte, coloração amarelada e pouco agressiva, distribuindo-se pela região amazônica e pelo nordeste; e Boa constrictor amarali Stull, 1932, de menor porte, mais escura (acinzentada), mais agressiva, distribuindo-se do centro-oeste para o sul.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Píton Albina

Raridade na natureza
    A Píton albina provém da zona sul do continente asiático
Esta serpente vive em florestas úmidos e zonas rochosas perto de água, podendo ficar submersa até 20 minutos.
  A cobra píton albina é uma espécie robusta, embora bastante rara na Natureza por ser alvo fácil de predadores, devido à sua coloração branca e amarela muito difícil de passar despercebida. A píton albina pode atingir 8 metros e pesar 80kg! Não é venenosa.
 
  A píton albina é uma cobra constritora, isto é, quando caça uma presa, aperta-a nos seus anéis e vai apertando pouco a pouco até sufocar, engolindo-a inteira depois de morta. Alimenta-se de ratos, coelhos, aves, e mamíferos de pequeno porte.
A píton albina é uma espécie ovípara, pondo até 40 ovos que a fêmea choca durante 2 meses.
  A maturidade sexual da píton albina é adquirida em 4 ou 5 anos, torna-se adequado para replicação Após 3 ou 4 meses após a cópula, a píton albina fêmea põe entre 4 e 12 ovos com a casca bastante espessa, são incubados em lugares úmidos, como em troncos semi-descompostos. O nascimento dos filhotes acontece entre 60 e 90 dias depois, dependendo da temperatura de incubação
  A saída dos filhotes do ovo pode ser dar em 2 ou 3 dias, e a partir do momento em que surge são perfeitamente capaz de se alimentarem de pequenos mamíferos
Curiosidades: esta serpente píton albina  pode viver até aos 40 anos!
  A píton albina pode atingir 8 metros e pesar 80kg! Não é venenosa.
dimensões dos ovos: 70 x 45 mm.



 
 Se esta cobra atacar esta criança nem dez homens poderão salvá-la seu aperto equivale ao peso de um ônibus