Relógio

quinta-feira, 22 de março de 2012

Tartaruga Russa

Dados do Quelônio:
Nome:
Tartaruga Russa ou Tartaruga da Estepe
Nome Científico:
Agrionemys horsfieldii
Época:
Holoceno
Local onde Vive:
Ásia
Tamanho: 20 centímetros de comprimento
Alimentação:
Herbívora

Classificação Zoológica

Filo:
Chordata
Classe:
Reptilia
Ordem:
Chelonia
Subordem:
Cryptodira
Família:
Testudinidae
Gênero:
Agrionemys

A Tartaruga Russa também conhecida como Tartaruga da estepe ou Tartaruga Afegã, pois é originária da Ásia central, possuí uma carapaça bem redonda, de cor clara com manchas escuras, senda as patas e a cabeça de cor marrom, com grandes e resistentes escamas nas patas que possuem 4 dedos cada. Costuma habitar estepes e zonas semi-áridas, com clima seco, frio e de vegetação escassa.
    Esta espécie possui uma alimentação herbívora, sendo baseada em plantas silvestres entre outros vegetais.
    Os machos possuem a cauda mais comprida e larga que as fêmeas e os escudos anais são mais abertos
    Existem 4 sub-espécies de Agrionemys horsfieldii:
    Agrionemys horsfieldii baluchiorum que habita o norte do Paquistão e nordeste do Irã e Afeganistão.
    Agrionemys horsfieldii horsfieldii que habita desde o Uzbequistão até o noroeste da China
    Agrionemys horsfieldii kazachstanicaque habita o Kazaquistão
    Agrionemys horsfieldii rustamovi habita o Turkmenistão.

terça-feira, 13 de março de 2012

Estrutura e Crescimento de uma Corn Snake



O comprimento das cobras varia de 1,20m a 1,50m, raramente ultrapassando isto. Centenas de minúsculas vértebras e costelas cobrem essa distância e se conectam umas às outras através de um sistema complexo de músculos, criando uma flexibilidade incomparável. Uma pele extremamente elástica se prende aos músculos e é coberta por escamas feitas de queratina, a mesma substância das nossas unhas. As escamas são produzidas pela epiderme, a camada externa da pele. À medida que a cobra cresce, o número e padrão das suas escamas permanece o mesmo, embora a cobra troque suas escamas muitas vezes no curso da vida.
 


Ao contrário das pessoas, que descamam constantemente a pele gasta soltando minúsculos pedaços, as cobras trocam todas as suas escamas e a pele externa de uma vez só durante um processo chamado de troca de pele. Quando a pele e as escamas começam a ficar gastas pelo tempo e atrito, a epiderme começa a criar novas células para separar a pele velha da camada interna que está se desenvolvendo. As novas células se liqüefazem, fazendo a camada externa amolecer. Quando a camada externa está pronta para cair, a cobra raspa as margens da sua boca contra uma superfície dura, como uma pedra, até que a camada externa comece a se enrolar ao redor da cabeça. Ela continua se raspando e rastejando até ficar completamente livre da pele morta. O processo de troca de pele, que leva cerca de 7 dias, podendo variar de acordo com a humidade e é repetido de tempos em tempos.

Como as pessoas, as cobras crescem rapidamente até atingirem a maturidade, o que pode levar de 2 a 4 anos, porém a partir de um ano e meio já podem se reproduzir se tiverem um bom desenvolvimento; contudo, seu crescimento, embora seja muito mais lento depois da maturidade, nunca para. Esse é um fenômeno conhecido como crescimento interminável. Uma Corn Snake pode viver cerca de 12 a 15 anos, alguns criadores tem registros que chegam a cerca 20 anos.

domingo, 11 de março de 2012

Tartaruga Gigante de Aldabra

  Dados do Quelônio:
Nome: Tartaruga Gigante de Aldabra, Aldabran giant tortoise
Nome Científico: Geochelone gigantia, Dipsochelys dussumieri
Época: Holoceno
Local onde Vive: Atol de Aldabra no Oceano Indico
Peso: Cerca de 200 quilos
Tamanho: 125 centímetros de comprimento
Alimentação: Onívora

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Família: Testudinidae
Gênero: Geochelone ( Dipsochelys  )




A Tartaruga Gigante de Aldabra é a 2ª maior espécie de tartaruga terrestre do mundo, habitam as 3 ilhas do Atol de Aldabra, onde procuram áreas de mangues e lama e áreas abertas, semelhantes às savanas, para regular a temperatura e procurar alimento.Em Aldabra existem 152000 tartarugas gigantes, o que o torna um verdadeiro "Paraíso das Tartarugas" e é considera refugio da vida selvagem e Patrimônio mundial pela UNESCO. O Atol possuí uma enorme lagoa em seu interior que inundada duas vezes por dia pelas marés, que proporcionam uma grande diversidade de vida marinha.
 Os Machos atingem maiores tamanhos que as fêmeas, podendo chegar aos 1,25 metros de comprimento de carapaça porém são um pouco mais leves, em média 120 quilos, enquanto as fêmeas atingem no máximo 0,91 cm de comprimento, porém com pesos superiores aos dos machos, chegando em média a 160 quilos. A cauda dos machos são mais largas e compridas que as das fêmeas. A reprodução tem inicio de Fevereiro a Maio e em média desovam entre 4 e 14 ovos por postura, que eclodem após 100 a 210 dias de incubação, em média 130 dias, que costuma ocorrer de Outubro a Dezembro.
 Sua dieta é vegetariana, baseada em folhas, frutas e legumes, porém come carne quando encontra a disposição, essa dieta carnívora vai diminuindo conforme a idade do animal, animais mais velhos tendem a se alimentar mais de vegetais. Estima-se que podem atingir os 200 anos de idade.
  Apesar de seu enorme peso, esses animais ainda são capazes de nadar boas distâncias, flutuando na superfície com a cabeça e parte do casco acima da superfície, como na foto abaixo:

Essa espécie teve "sorte" e sobreviveu bem durante a época de matanças por parte dos marinheiros e seus "animais" invasores, existindo ainda um grande número exemplares, pois diversas outras espécies de tartarugas gigantes do oceano indico, suas parentes próximas, não sobreviveram, como as Tartarugas Gigantes de Rodrigues, Tartarugas Gigantes das ilhas Reunião, Tartarugas Gigantes de Mauricius e as Tartarugas Gigantes de Madagascar.
   A classificação correta dessa espécie gerou diversas controvérsias durante os séculos de descoberta da mesma. Foi identificada como Testudo elephantina por Duméril and Bibron em 1835, em 1982 foi classificada por Bour como Dipsochelys gigantea e em 1979 foi nomeada Geochelone gigantea por Arnold, nomenclatura mais aceita no meio científico.
   No começo do ano de 2006 morreu uma Tartaruga Gigante de Aldabra do Zoológico de Calcutá chamada Addwaita ( foto abaixo ), essa tartaruga era considerada uma das criaturas mais velhas do planeta, pois acreditava-se que ela tinha 250 anos de idade. A tartaruga foi um presente do Lord Robert Clive comandante da Companhia das Índias Orientais, que estabeleceu uma colônia Britânica na Índia e retornou para a Inglaterra em 1767. Addwaita viveu inicialmente em um jardim ( Clive's garden ) e só foi doada para o zoológico em 1875. Ela morreu por causa de uma rachadura no casco que não cicatrizou, mesmo após todos os cuidados dos veterinários, devido a sua idade avançada tornou difícil sua recuperação. Porém como não existem provas de sua verdadeira idade, estão realizando exames de DNA para determinar a data correta de seu nascimento.
 

sábado, 10 de março de 2012

Aquaterrário para Tigre D'agua



A água deve ser suficientemente profunda para as tartarugas poderem mergulhar. Como regra prática podemos dizer que a profundidade deve ser equivalente à altura da carapaça.
Dependendo da espécie, a temperatura deve-se situar entre 20 e 28 °C. Para o aquecimento da água é recomendado um irradiador, pois aquecedores com termostato, utilizados em aquários, são facilmente danificados pelas tartarugas mais fortes.
As tartarugas aquáticas necessitam de uma combinação entre um terrário e um aquário, denominado aquaterrário, composto por uma parte terrestre e a outra com água.
A zona terrestre deve oferecer espaço suficiente para as tartarugas poderem apanhar banhos de sol. Deve medir o comprimento e a largura  das suas tartarugas e só então planear as dimensões da área. Seja generoso e tenha em consideração o tamanho que irão atingir os animais jovens.
Deve construir uma rampa suave (pedras) que permita que os animais entrem e saiam facilmente da água. Não use pedras com arestas, para que os animais não se magoem.
O aquaterrário não deve ser decorado com raízes ou plantas, pois isso dificultará os movimentos das tartarugas, para além delas se poderem magoar ao tentarem remover coisas que estão no seu caminho.
As tartarugas gostam de comer plantas. Evite que estejam plantas venenosas perto do (aqua-) terrário! Mesmo que as tartarugas não cheguem às plantas existe sempre o risco da queda de folhas. Ao comprar plantas pergunte ao seu vendedor se elas são venenosas para os seus animais.
Não coloque objetos pequenos no aquaterrário, pois tartarugas tem a mania de comerem coisas que não podem, se caso a tartaruga comer algo que não deve pode ter sérios problemas intestinais.

Camaleão



O Camaleão é um réptil conhecido por mudar a sua cor para se adaptar a um ambiente ou a uma situação. Esta estratégia o ajuda a se proteger de potenciais predadores e passar desapercebido por eles. 

Além desta característica, possui a capacidade de movimentar os dois olhos independentemente e também de enrolar a cauda para se agarrar.


Por isso, sobe com facilidade em árvores e corre rápido no chão. É um bom mergulhador e também nada bem, podendo ficar submerso por longo tempo. Caso se sinta acuado, foge ou defende-se com dentadas e chicoteando com a cauda.


De hábitos diurnos, costuma ao amanhecer colocar-se ao sol para caçar todo o tipo de insetos, como gafanhotos e outros artrópodes.

O Camaleão se alimenta de grandes quantidades de folhas verdes, e de frutos. Ingere também insetos.

Habita do México ao Brasil Central. Aqui, vive na Floresta Amazônica, nas matas de galeria dos cerrados e nas caatingas.

No período reprodutivo, os machos descem dos arbustos para encontrar uma companheira. É uma espécie ovípara, e as posturas variam entre 30 e 40 ovos, que são depositados no solo.

A incubação é longa, dura de 8 a 9 meses. Ele atinge a maturidade sexual em um ano e pode viver de 4 a 5 anos. Chega a medir um metro de comprimento.

É um lagarto imponente, com uma bela crista que vai da nuca até a cauda e aparece também no papo. Os machos, normalmente, são mais coloridos e com ornamentações mais proeminentes na cabeça.


Tanto o macho quanto a fêmea são agressivos. Acredita-se que os indivíduos que vivem nos setores Mediterrâneos europeus derivem de exemplares introduzidos pelo homem em épocas remotas. 


                                            Curiosidade
Na simbologia africana, o camaleão é um animal sagrado, visto como o criador dos primeiros homens. Nunca é morto, e quando é encontrado no caminho, tiram-no com precaução, por medo do trovão e do relâmpago.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Tartaruga Estrela Indiana


Dados do Quelônio:
Nome: Tartaruga estrela indiana
Nome Científico: Geochelone elegans
Época: Holoceno
Local onde Vive: Ásia

Tamanho: 35 centímetros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Classificação Zoológica
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Chelonia
Subordem Cryptodira
Família Testudinidae
Gênero: Geochelone

 A Tartaruga estrela indiana cujo nome é originado nos desenhos de sua carapaça e no local onde habita, Índia, Sri Lanka e Paquistão. Possuem uma carapaça bem redonda e preta, com estrelas claras centradas em cada placa da carapaça. A cabeça e as patas são de coloração marrom.
 As fêmeas possuem as carapaças maiores e mais largas, os machos possuem a cauda mais longa e com base mais larga e o plastrão é côncavo. As fêmeas podem realizar até 4 posturas contendo de 2 a 6 ovos por ano, o período de incubação varia bastante, desde 100 dias até 220 dias, dependendo a época do ano em qeu ocorre a desova. Se a temperatura de incubação variar entre 28 e 30 ºC nasceram mais machos e próximo de 32 ºC nascem mais fêmeas.
 As fêmeas possuem as carapaças maiores e mais largas, os machos possuem a cauda mais longa e com base mais larga e o plastrão é côncavo. As fêmeas podem realizar até 4 posturas contendo de 2 a 6 ovos por ano, o período de incubação varia bastante, desde 100 dias até 220 dias, dependendo a época do ano em qeu ocorre a desova. Se a temperatura de incubação variar entre 28 e 30 ºC nasceram mais machos e próximo de 32 ºC nascem mais fêmeas.
 Para se manter em cativeiro deve-se ter extremo cuidado, pois animais pequenos são muito frágeis, necessitando de grande atenção e sempre que possível um acompanhamento semanal de veterinários especializados e deve-se tomar muito cuidado com parasitas. Gostam de um clima quente e pouco úmido, recomendando-se terrários internos e com bastante espaço, deve-se conter recipientes contendo bastante água com pouca profundidade, pois elas gostam de se banhar com grande frequencia, o solo deve conter pouca umidade. Deve tomar cuidado com cercas em cima de chão de terra, pois elas conseguem escavar e as vezes podem passar por debaixo dos cercados.
 Esta é uma espécie bem herbívora, se alimentando de frutas, legumes e folhas. Os mais recomendáveis são: chicória, alfafa, escarola, folhas de mostarda,  beterraba, agrião, couve, rúcula, salsa, salsão, brócolis, alface, espinafre, repolho, amora, ervilhas, lentilhas, milho, legumes variados, como a cenoura, beterraba, vagens, abóboras, batatas, gramas, cactos, entre outros. Aceitam também rações para tartarugas,porém estas não devem conter muita proteína. Não se deve alimentar tartaruga desta espécie com carnes de nenhum tipo ( bovina, frango ou peixe ). Recomenda-se inserir cálcio com vitamina D3 (caso o animal esteja em recintos com ausência de luz solar ) como complemento alimentar.


quinta-feira, 8 de março de 2012

Escorpião Amarelo

Classe: Arachnida

Ordem: Scorpionida

Nome científico: Tytius serrulatus

Nome vulgar: Escorpião amarelo
Tamanho: 0 - 10 cm
Coloração: Amarelada
Reprodução: partenogênese (óvulos se desenvolvem gerando filhotes sem necessidade de fecundação, basta que a fêmea encontre calor e alimentação)
Alimentação: Baratas e outros insetos



O escorpião amarelo (Tityus serrulatus) é um artrópode invertebrado, que pertence à classe dos aracnídeos. O escorpião amarelo é uma das 1600 espécies (e subespécies) de escorpião catalogadas em todo o mundo. No Brasil, são encontradas cerca de 140 espécies, sendo o escorpião amarelo um dos de maior incidência, sobretudo na região sudeste do país. Além de ser encontrado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, são encontrados também em Goiás, no Paraná e na Bahia.
O escorpião amarelo é considerado o mais venenoso de toda a América do Sul. Seu veneno é neurotóxico, ou seja, age no sistema nervoso periférico. Pode ser letal, dependendo da quantidade de veneno injetada e das condições físicas da vítima (principalmente crianças e idosos), sendo responsável pela maioria dos acidentes graves no Brasil, principalmente em regiões urbanas do estado de Minas Gerais.

Como indica seu nome, essa espécie tem coloração amarelada, apresentado uma mancha castanho-escura no fim da cauda (antes do telson – ferrão que inocula o veneno), além de uma serrilha. Tem uma visão pouco desenvolvida, compensada por pêlos sensoriais (sensíveis ao deslocamento de ar), que auxiliam na localização de suas presas. O escorpião amarelo mede entre 6 e 7 cm de comprimento.

De hábitos noturnos, os escorpiões vivem em locais escuros, quentes e úmidos. Na região urbana, são encontrados em locais com entulhos, pedras, dentro de sapatos, junto a roupas, etc. Seu hábitat natural é o Cerrado.

O escorpião amarelo é carnívoro. Alimenta-se de baratas, aranhas, podendo ocorrer inclusive canibalismo. Sobrevive sem alimentação por um tempo prolongado.

A reprodução dos escorpiões-amarelos é curiosa, já que não existem escorpiões-amarelos machos. Assim, a reprodução ocorre por partenogênese, ou seja, os óvulos da fêmea se dividem sem fecundação com o espermatozóide. Podem ser gerados até trinta embriões, que se desenvolvem dentro do corpo da mãe. Quando nascem, os filhotes vivem no máximo duas semanas no dorso da mãe. Após esse período, se tornam independentes. A maturidade para a reprodução dessa espécie ocorre entre 1 e 3 anos de idade. Para reproduzir, a fêmea necessita de boas condições de alimentação e de calor.

Sapos e aves são os predadores naturais do escorpião amarelo. Essa espécie tem expectativa de vida de até 10 anos.

Em caso de picada de um Escorpião amarelo, deve-se lavar o local com água e sabão e levar a pessoa até um posto de saúde ou hospital.

terça-feira, 6 de março de 2012

Casco de Tartarugas

Um dos principais lugares onde podemos ver e ter quase certeza de que nossas tartarugas são saudáveis ou não é pelo casco.
O casco deve estar sempre bem rígido, casco macio indica que o animal esta passando por uma dificuldade de cálcio, os ossos começam a absorver o cálcio do casco para se manter e isso se resolve com alimentação adequada e principalmente com o sol, o animal precisa de manha tomar sol pelo menos por algumas horas.
Deformidade no casco também é outro fator que você pode certificar algum tipo de deficiência no animal.Quando os gomos não estão bem marcados, quando começam a crescer um por cima do outro,  o animal muitas vezes recebe de mais ou de menos a proteína por isso é necessário saber dosar a alimentação.Ainda se tratando de casco outra coisa que pode acometer a tartaruga, é fungo no casco e isso como toda doença deve ser tratada.Normalmente acontece quando a água esta suja e o casco começa a ficar com algas se não tratado a tempo isso pode levar ao apodrecimento do casco.
Cachorros são um dos principais vilões das tartarugas o ideal mesmo é sempre deixá-los separados um do outro para evitar brigas e dor de cabeça, porém nem sempre é possível e as vezes podem escapar se seu cachorro mordeu o casco de sua tartaruga, seja breve em separá-los e procure limpar bem o ferimento.Se estiver sangrando o caso é mais preocupante pois pode ter afetado algum outro órgão interno.O ideal sempre é levar ao veterinário pra que ele possa receitar antibióticos para evitar que o animal venha a contrair uma infecção. Normalmente cascos que racham por mordidas ou quedas podem ser colados com superbonder sem problema, se não houver o sangramento, porém é ideal levar o animal pra alguém que o saiba fazer para garantir o sucesso.E sempre mantenha o animal em ambientes secos para uma rápida cicatrização.
Tartarugas são animais realmente bem lentos e talvez seja por isso que nós temos que nos atentar tanto com elas, evitando ao máximo que se machuquem já que são frágeis.Cuidados como crianças por perto, objetos jogados no chão que elas possam ingerir, ou até mesmo profundidade de aquário pra tartarugas marinhas ainda filhotes são fundamentais para uma boa conduta.




Obs. Um dica minha, que eu faço, é uma vez por semana, pegar um pano ou uma escova de dentes, e molhar o casco (apenas molhar, nada de passar algum produto), e "lavar" o casco com a escova ou o pano.
 E em caso de mordida (aconteceu isso comigo), lave com água boricada para desinfectar o local do ferimento, e colocar uma pomada chamada "NEBACETIN" facilmente vendida em farmácias,  e usar um spray chamado "SPRAY DE PRATA", que auxilia na cicatrização e limpa o ferimento. E caso o ferimento ficar com mau-cheiro, leve a um veterinário especializado em exóticos.